|
Especificação de rochas ornamentais em empreendimentos corporativos foi tema de seminário promovido pela Michelangelo, em Curitiba, PR. A empresa convidou dois nomes de destaque da área para apresentar a arquitetos, engenheiros e marmoristas as novidades e características de se trabalhar com mármores e granitos em prédios comerciais. O encontro teve o apoio da MagicStone e da Dupox.
Um dos convidados foi o engenheiro Paulo Flório Giafarov, responsável pelo acompanhamento dos revestimentos em rochas ornamentais de obras no Brasil e no exterior, como os prédios do BankBoston, do Citibank, do Hyatt Hotel e do Unique Hotel, em São Paulo, do Burgman Mall e do Emirates Tower, em Dubai, e o UBS Headquarters, em Atlanta.
O outro palestrante, Eduardo Martins Ferreira, esteve envolvido nos projetos arquitetônicos do Edifício Platinum, do Parque da Juventude, do Eldorado Business Tower, da Torre Eudoro Villela e da Universidade Senac, todos em São Paulo. Atualmente trabalha na construção dos imponentes prédios Rochaverá Towers, também em São Paulo.
No encontro, realizado na loja da Michelangelo, um dos maiores showrooms de mármores e granitos do Sul do Brasil, localizado no bairro Jardim Botânico, os profissionais puderam rever um pouco da história das rochas ornamentais, já utilizadas há aproximadamente cinco mil anos. Com alguns monumentos feitos há milênios que ainda estão presentes em nossa época, é fácil comprovar a nobreza e durabilidade da rocha natural. Como exemplo é possível citar as pirâmides egípcias (três mil anos antes de Cristo), o Parthenon, na Grécia (500 anos A.C.), a Muralha da China (220 anos A. C.) e o Coliseu, em Roma (70 anos depois de Cristo).
Na Prática
Mas na hora de usar uma rocha ornamental em área externa, é necessário estar atento a alguns itens fundamentais para o sucesso do projeto. Isso inclui atenção especial nos acabamentos, nos materiais usados, nas dimensões das chapas e nos sistemas de fixação (metálico ou através de painel pré-moldado de concreto). Sem contar na definição do acabamento superficial das rochas, que podem ser em formato polido, levigado, flameado, jateado ou apicoado.
Hoje, os revestimentos externos em rochas ornamentais no Brasil são realizados, na sua quase totalidade, através do sistema de fixação metálico ou através do sistema de painéis pré-moldados de concreto. O sistema de fixação metálica é feito através de suportes metálicos de formatos diversos, que têm a função de ancorar mecanicamente placas de rochas ornamentais nas fachadas das edificações. Um exemplo é o prédio do Citibank, em São Paulo.
Já o sistema de fixação através de painéis pré-moldados em concreto, consiste no revestimento de fachadas, através da montagem das placas de rochas ornamentais nos painéis previamente produzidos dentro da fábrica. Como exemplo, temos o Hyatt Hotel e o edifício Berrini 500, ambos em São Paulo.
Do ponto de vista de comparação de custo, considerando-se somente os números, o sistema de suportes metálicos custa menos que o sistema de painel pré-moldado. Entretanto, a análise de todos os pontos é necessária, a fim de que a decisão sobre qual sistema utilizar seja fundamentada nas especificações, exigências e necessidades de cada empreendimento.
|