Há 20 anos no mercado, o granito é extraído e comercialização pela empresa Rocha Bahia Mineração.

Café Bahia é um granito de tonalidade marrom café e de textura uniforme, formada por cristais regulares do feldspato, que proporciona um material bastante agradável esteticamente, principalmente, após o polimento. Pode ser usado como revestimento interno e externo, assim como em bancadas, pisos, entre outros, de grandes empreendimentos.

Chapa Café Bahia

Aceita todos os tipos de acabamento de superfície, entretanto, o mais recomendado é o polido, já que fornece em brilho excepcional, sem necessidade do uso de resina.

Segundo as características petrográficas, a rocha é classificada como um álcali sienito. A sua composição mineralógica é formada por 55% de microclínio micropertítico, 15% de augita, 15% biotita, 5% de quartzo e 5% de opacos.

O material possui 2.732 kg/ m³ de massa específica aparente, 0,44% de porosidade aparente, 0,16% de absorção de água, 0,68 mm de desgaste por abrasão tipo Amsler, 173,24 Mpa de resistência à compressão uniaxial simples, 179,40 Mpa de resistência à compressão uniaxial após gelo/ degelo, 0,50 m de resistência ao impacto, 52,06 Gpa de módulo de deformidade estatístico, 8,8 mm/mºC x 10-3 de coeficiente de dilatação térmica linear e 18,09 Mpa de resistência à flexão.

granito está no mercado há 20 anos. O material é exclusivo e comercializado pela Rocha Bahia Mineração, de Paramirim, na Bahia. É extraído de um maciço rochoso (80%) e de um matacão (20%) em Riacho de Santana, na Bahia.

Pedreira Café Bahia

No caso do maciço, a tecnologia extrativa é o do fio diamantado. Já no matacão, é usada a técnica de furação. A jazida possui aproximadamente 1.300 metros de comprimento por 750 metros de largura, o qual se eleva em cerca de 100 metros de altitude em relação à base do maciço. A sua capacidade
produtiva – 1.000 m³/mês – torna o granito adequado para atender projetos de grandes dimensões.

Café Bahia atende os mercados nacional e internacional. Porém, a demanda maior é do mercado externo, principalmente, do continente asiático, com ênfase no mercado chinês. Tanto que as grandes obras onde foi especificado o Café Bahia estão localizadas na China. Já o mercado norte-americano tem sido um potencial consumidor de chapas.

O granito é transportado via modal rodoviário. A distância da pedreira até o Porto de Vitória (ES) é de 1.200 km e até o Porto de Salvador (BA) é de 850 km.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui