A Destak Stone Experts foi fundada com o nome de Destak Granitos, em maio de 1998, por Fernando Coelho Xavier, que, na época, deixava o setor metalúrgico e viu no ramo de rochas ornamentais a oportunidade de abrir o seu próprio negócio. Durante 18 anos, Fernando dirigiu a marmoraria sozinho, focando sempre o atendimento personalizado aos clientes e profissionais de arquitetura e decoração e garantindo um acabamento de alto padrão pelo qual a marca sempre foi reconhecida.

Em 2016, a sua filha, Leila Coelho, ingressou no negócio e aplicou a experiência adquirida em empresas multinacionais, sendo responsável pela modernização dos controles produtivos e de gerenciamento. Leila também deu início ao processo de renovação da marca, com a mudança, inclusive, do nome para Destak Stone Experts, e ao projeto de inclusão da marmoraria nas redes sociais, que hoje atrai inúmeros clientes que acompanham os belos projetos executados pela marmoraria.

Atualmente, Fernando Xavier ocupa a função de diretor comercial e de compras. Já Leila Coelho é diretora dos setores de administração, de produção e de marketing. Localizada no município da Serra, no Espírito Santo, a Destak Stones Experts tem à sua disposição uma rede diversificada de fornecedores de rochas ornamentais, com o quais possui uma parceria de longo tempo.

Projeto: Sérgio Palmeira Studio
Piso, bancada, parede e nicho do banheiro em quartzito Crystal Tiffany
Fornecedor: Toledo Mineração

Em razão disso, a marmoraria trabalha com os mais variados tipos de materiais, tanto nacionais quanto importados. Os mais comercializados são os quartzitos, devido a sua beleza única e grande resistência.

A empresa ganhou evidência no mercado por buscar e apresentar aos seus clientes as novidades mais recentes, tanto no quesito de rochas naturais quanto no de materiais sintéticos, como os lançamentos em dekton, neolith, silestone, topzstone, entre outros.
Quando se trata de pedras naturais, a maioria da relação é composta por quartzitos brasileiros e mármores importados, como Nero Marquina, Ônix e Crema Marfil.

De acordo com Leila Coelho, há estoque de materiais que possuem uma demanda maior no mercado, como mármore Branco Cintilante, granito Preto São Benedito, nanoglass e Branco
Prime. Já os materiais mais exóticos e de maior custo são trabalhados com revenda e baixo estoque.

A Destak Stone Experts executa, em média, 20 obras por mês. Nesse volume, são realizadas, principalmente, obras de alto padrão, em sua maioria no ramo residencial. Já
os projetos comerciais abrangem clínicas médicas e escritórios de advocacia.

No entanto, a maior procura pela realização de projetos procede dos profissionais de arquitetura e decoração, com os quais foram criadas excelentes parcerias durante os 21 anos de atividade da empresa. A maior parte dos clientes reside em Vitória e em regiões próximas.

“Também fazemos questão
de participar de mostras
de decoração, como a
CASACOR e as realizadas
em lojas do ramo, onde
expomos o nosso trabalho
e conseguimos atingir um
grande número de pessoas”

Leila Coelho contou que o seu pai, desde a fundação da marmoraria, sempre priorizou o atendimento de qualidade ao cliente e ao arquiteto, considerado esse zelo o principal
diferencial da empresa.

“Tanto no período anterior ao fechamento do projeto quanto no pós-venda, os sócios
e toda a equipe fazem questão de deixar o cliente satisfeito. Oferecemos um atendimento personalizado, focado em suas necessidades, mostrando a ele todas as opções existentes no mercado. Passamos todo o nosso conhecimento sobre as pedras e mostramos o quanto
é maravilhoso o mundo das rochas ornamentais. Depois de fechado o projeto, o nosso diferencial passa a ser a qualidade do acabamento, trabalho já reconhecido e consolidado no mercado. Não medimos esforços para deixar o cliente satisfeito após o término da obra”,
ressaltou.

A sede da Destak Stone Experts possui um showroom que, recentemente, passou por reformas conduzidas pela arquiteta Fernanda Calazans. Para o serviço, a marmoraria contou com a parceria da Cosentino Latina, que forneceu o dekton Aura, utilizado na mesa de atendimento e na copa do café, e o silestone Gris Expo, usado no lavabo em conjunto com o quartzito exótico Acqua Unique, da Marbrasa. A Brasigran também participou do projeto com o fornecimento do mármore dolomítico Botero, aplicado no piso.

“A reforma foi pensada para atender os clientes que gostam de vir à fábrica com mais conforto e também para expor uma quantidade maior de amostras dos materiais com os quais trabalhamos.”

Segundo a diretora, o mercado em Vitória tem utilizado bastante o nanoglass e, durante muitos anos, a marmoraria desenvolveu formas de trabalhar esse material para obter a menor possibilidade de trinca. “Esse processo nos trouxe um know-how para lidar com produtos que possuem um nível elevado de dificuldade, como o dekton, o neolith e até mesmo os porcelanatos. Atualmente, observamos uma crescente solicitação de quartzitos mais claros, como o Perla Venata e o Taj Mahal, e translúcidos, como o quartzo natural Krystallus. Os quartzitos são as rochas de revestimento que obtiveram o maior crescimento no uso, principalmente em obras residenciais. Já os acabamentos estão cada vez mais
retos e finos, com chanfros invertidos e rebaixos”, explicou.

Projeto: Sérgio Palmeira Studio
Bancada em Supernano e detalhe da parede em Ônix Mel

Os profissionais de arquitetura e decoração são os grandes aliados da Destak Stone Experts, tanto na indicação de clientes quanto na confiança depositada no trabalho realizado.

A empresa procura atender às especificações com a maior fidelidade possível, prezando sempre pelo bom acabamento.

“Para mantermos a confiança dos profissionais em nossos serviços, mantemos contato com eles durante a execução dos projetos e nos prontificamos a solucionar imprevistos que
muitas vezes aparecem. Nessas horas, trabalhar com parceiros faz toda a diferença.”

Quanto às novas tecnologias surgidas para incrementar o setor, a marmoraria apontou a aquisição de um software para execução de orçamentos e controle de estoque e as técnicas de manufatura enxuta para controle e maior eficiência da produção. A empresa participa de um projeto oferecido por Sebrae, Senai e Findes, chamado “ES Mais Produtivo”, que tem como objetivo impulsionar a produtividade de pequenas empresas com foco em técnicas de Lean Manufacturing.

Venha a matéria completa na edição 269 da Revista Rochas.