Com criações icônicas na história do mobiliário e colecionando premiações nacionais e internacionais do setor, o designer Jader Almeida começou cedo. Aos 16 anos teve seu primeiro contato com a indústria do mobiliário, mas antes disso, quando criança, já tinha convicção que queria ser qualquer coisa relacionada a desenho.

De 2008 para cá, seus produtos venceram mais de 30 premiações no Brasil e no mundo. E no ano passado recebeu o título de Designer do Ano no prêmio Casa Vogue Design. A leveza e fluidez das formas são a marca registrada de suas peças, que levam luxuosidade
e conforto para todo estilo de decoração.

Em suas criações, o designer conta que costuma utilizar uma ampla gama de materiais para enriquecer os produtos e amplificar as interpretações e sensações, além de possibilitar um novo olhar sobre as peças. “Nas últimas coleções utilizei algumas pedras brasileiras
exuberantes, de uma beleza ímpar. Sabe aquela coisa que você olha e lhe causa surpresa Essas pedras são únicas, incríveis”, ressalta.

luminária Jardim com bandeja em mármore,
comercializado pela Sollos e disponível em
carrara, rosa, verde alpi e branco

O QUE O MOTIVOU A INGRESSAR NA CARREIRA DE DESIGNER?
Desde criança, quando me perguntavam o que eu queria ser quando crescer, eu já tinha a convicção de que queria ser engenheiro, estilista ou qualquer coisa relacionada a desenho… Eu falava engenharia porque não tinha noção do que era arquitetura. Então esse interesse
juvenil misturou-se com a descoberta do design e comecei a cursar arquitetura na UnoChapecó.

PARA JADER ALMEIDA, O QUE É DESIGN?
A palavra que nos define é silêncio. Nossos produtos cumprem a função de maneira calma, harmônica. Não obstruem, agregam. Não gritam que são elegantes. Apenas o são. São o oposto ao descartável. Viajam pelo tempo, pegam a marca do local e das pessoas, quase
se fundindo em uma simbiose e, por isso, tendem a ser cada dia mais belos. Ou seja, são perenes.

PEDRAS, AÇO, VIDRO, MADEIRA E CONCRETO SÃO PREDOMINANTES EM SEUS PROJETOS. POR QUE USAR ESSES MATERIAIS?
Utilizo uma ampla gama para enriquecer os produtos e amplificar as interpretações e sensações e também, em alguns casos, possibilitar um novo olhar sobre as peças.

ESPECIFICAMENTE SOBRA ROCHAS ORNAMENTAIS, HÁ ALGUM MATERIAL QUE VOCÊ GOSTA MAIS DE TRABALHAR? POR QUÊ?
Nas últimas coleções utilizei algumas pedras brasileiras exuberantes, de uma beleza ímpar. Sabe aquela coisa que você olha e lhe causa surpresa? Essas pedras são únicas, incríveis.

QUAIS PROJETOS DESENVOLVIDOS COM ROCHA ORNAMENTAL ESTÃO NO TOPO DE SUAS CRIAÇÕES?
Certamente a linha Jardim, que são mesas de apoio e de parede com diversos formatos de tampos, com mármore plano e esculpido.

Mesa de apoio pitt. designer Jader Almeida, comercializada pela empresa SOLLOS. disponível
em versões com mármores branco, rosa, carrara, nero márquina e verde alpi

QUAL A SUA DICA PARA OS DESIGNERS QUE DESEJAM TRABALHAR COM ROCHAS ORNAMENTAIS?
Ser designer é ser obcecado, são 24 horas observando. Tudo com o objetivo de entender e manipular as formas e conseguir algo mais atrativo.

VOCÊ ESTÁ SE PREPARANDO PARA MAIS UMA EDIÇÃO DA SUA TRADICIONAL MOSTRA EM SÃO PAULO. COMO ESTÃO AS EXPECTATIVAS? O QUE JÁ PODE ADIANTAR DE NOVIDADE?
Sim. Sempre digo que cada produto, projeto ou novidade simbolizam uma adição em nosso vocabulário, e através deles construímos nossa retórica e trajetória. No meu processo, para a criação de cada nova peça, parto da minha própria produção, ou seja, adição de camadas, refinamento e depuração. É uma maneira da qual gosto, pois me coloca em uma linha de pensamento e garante uma linguagem coerente.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NO DESIGN NOS TEMPOS ATUAIS?
Quanto mais pesquiso, estudo e trabalho, mais criativo eu fico – acredito que seja pelo fato de criar uma base de energia criativa, que as coisas se multiplicam. Pra mim, muito da inspiração e inovação está associada ao fazer.

QUAL FOI A MARCA DOS SEUS PROJETOS EM 2019 E QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS PARA 2020?
Certamente foi o lançamento de uma linha completa para soluções em outdoor. Em 2020 teremos novidades que impactarão em novos negócios, projetos e produtos.

Aparador air. mármores carrara, nero marquina, emperador, verde alpi, gris armani, travertino
titanium, rosa, branco, negro rústico, vogue, green bamboo, victoria falls, iron red
Entrevista publicada na Revista Rochas, versão impressa, edição 271 - página 34