Com DNA no comércio, importando e distribuindo para o mercado nacional as principais rochas ornamentais entre mármores, granitos e quartzitos, além de uma vasta linha de industrializados, onde se destaca a marca espanhola Neolith® e marcas próprias da empresa como o Aglostone® e Aliquartzo®, a Alicante Comércio Importação e Exportação comemora 25 anos de história no próximo mês de outubro. De 1995 para cá algumas coisas mudaram, mas não a seleção criteriosa dos materiais que são fornecidos.

Antônio Pedro e José Roberto

Os sócios Antônio Pedro e José Roberto contam que as primeiras atividades da empresa começaram no bairro Vila Guilherme, em São Paulo, quando eram importados mármores da Espanha e da Itália durante o período de abertura de mercado implantada no governo Collor. “Com a expansão do mercado brasileiro e consequente aumento da demanda por materiais naturais diferenciados, houve a necessidade de crescer”, relembram.

VHouse – Arquiteto Carlos Rossi

Com isso, em 1998, a empresa passou para um espaço maior no bairro Parque Novo Mundo, onde fica a matriz até hoje. Além da unidade em São Paulo, a Alicante também tem filiais em Goiânia (GO), Curitiba (SC), Santa Bárbara D’Oeste (SP) e Cachoeiro de Itapemirim (ES). Todas as unidades foram estrategicamente pensadas para atender da melhor forma os clientes de todo o país.

“Os materiais importados pela Alicante são criteriosamente selecionados com o objetivo de oferecer ao mercado a mais alta qualidade. Comercializamos as matérias primas utilizadas pelas marmorarias para atender os segmentos de arquitetura, construção e design”, pontuam os sócios.

Alicante

Com portfólio amplo e considerado um dos maiores do segmento, a Alicante distribui mais de 200 tipos de padrões em pedras naturais entre mármores, granitos, ônix, travertinos, limestones e quartzitos e revestimentos industrializados. As rochas naturais vêm de países como Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Turquia, Índia, Omã e México.

Além disso, complementam o catálogo materiais exclusivos de marcas como Globais Neolith® e Technistone®, além das marcas próprias Aglostone®, Aliquartzo®, Marmoglass®, Nanoglass e AURIOM®, que vêm de países como Espanha, República Tcheca, Itália e China.

Mármore Nero Gold

Com 64 colaboradores diretos, a empresa tem investido no desenvolvimento contínuo dos sistemas de controle, no marketing e nas marcas de distribuição exclusiva. “Estamos sempre inovando e oferecendo ao mercado alternativas de soluções com qualidade, lançamentos de itens das linhas de produtos que trabalhamos e mantendo um grande estoque regulador a pronta entrega. Hoje temos mais de 150.000 m² de estoque em nossos depósitos”, contam os sócios.

Diante da pandemia da Covid-19, a primeira ação da empresa foi a preservação do emprego de todos os funcionários. “Quanto ao desempenho em vendas nesse ano atípico para todos, conseguimos manter o ponto de equilíbrio e estamos com uma tendência
de crescimento contínuo nas vendas mês a mês”, finalizam os sócios.

Quais são os principais países fornecedores da empresa?
Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Turquia, Índia, Omã, México, Espanha, República Tcheca, Itália e China.

Qual foi o maior desafio enfrentado até hoje pelo grupo?
Ao longo de nossos 25 anos tivemos muitos desafios a serem enfrentados. Atuamos no Brasil, onde fatores políticos, econômicos e setoriais eclodem com certa frequência,
afetando o humor dos mercados e influenciando nossos negócios. A Covid-19, sem sombra de dúvida, imputou um desafio ainda maior, pois além dos fatores econômicos tivemos o componente saúde e a vida as pessoas afetadas pelo isolamento. Não foi e não está sendo fácil lidar com tudo isso. Vamos acompanhar a evolução dessa pandemia e seus efeitos em nossos negócios.

Fora as atividades diárias do mercado de rochas ornamentais, a empresa trabalha com outras iniciativas (projetos sociais, causas diversas, etc)?
Vemos que a nossa grande contribuição para a sociedade e também em nome da cultura é o nosso compromisso e responsabilidade sócio empresarial, onde adotamos práticas de gestão e compliance que seguem o rumo da legalidade em nossa operação. Nossos colaboradores apoiam e sentem orgulho e estão alinhados com estas práticas. Atuamos
com programa de caridade por meio de doações e apoio a iniciativas como Chefs Especiais e apoio a iniciativas de conhecimento à classe dos arquitetos por meio de parcerias.

Matéria publicada originalmente na edição Setembro/ Outubro (274) da Revista Rochas.