Bê-á-bá das rochas

0
242

Você sabe quais são os principais tipos de acabamentos de borda?

Reto simples, reto com encaixe, saia, boleado com rebaixo, boleado simples, sanduíche recuado, meia cana, meia esquadria, bisotado, peito de pombo… Na hora de escolher uma rocha ornamental para o seu projeto de arquitetura ou design, não basta especificar, tem que conhecer e selecionar o melhor tipo de acabamento para o material.

No mercado existem dezenas de opções de acabamentos de borda, geralmente indicados e escolhidos de acordo com o ambiente e com o tipo de rocha. Enquanto alguns possuem acabamento mais simples, outros trazem um toque mais elegante ao projeto. Porém, muito além do visual, todos os tipos de acabamentos de bordas têm como objetivo proteger as beiradas e quinas das pedras, evitando que quebrem, desgastem ou até mesmo machuquem as pessoas.

Mas se você que está projetando um ambiente e quer especificar a rocha de acordo com o tipo de projeto ficou confuso com alguns dos acabamentos que apresentamos no início desse texto, não se preocupe.

Vamos listar e explicar os 10 acaba mentos mais comuns para bordas de mármore e granito.

RETO SIMPLES: O acabamento mais simples e comum quando, na junção de duas pedras, é formada uma quina bem cuidada e polida. Sem acabamentos especiais.

RETO COM ENCAIXE: Bem parecido com o simples, o acabamento reto com encaixe é feito com uma pedra sobrepondo a outra.

SAIA: Acabamento geralmente utilizado para esconder cubas de banheiros que não terão gabinetes, o acabamento saia é feito com uma faixa de 10 a 15 cm.

BISOTADO: Muito utilizado em tampos e bancadas, o acabamento bisotado evita que as beiradas se quebrem.

BOLEADO SIMPLES: O boleado simples consiste na lateral externa da pedra arredondada, sendo um acabamento muito recomendado para bordas de pias e bancadas.

BOLEADO COM REBAIXO: Já o boleado com rebaixo também tem a parte externa arredondada, mas é feito com uma pequena quina no topo e também na parte interior, sendo indicado para bordas de paredes, pisos e tampos.

SANDUÍCHE RECUADO: Com a união de três pedras, o acabamento sanduíche recuado cria um friso entre as duas externas e proporciona mais elegância ao ambiente. Tem sido cada vez mais utilizado entre arquitetos e designers.

MEIA CANA: O meia cana é um tipo de acabamento lateral de bordas em
mármore ou granito, geralmente utilizado nas bordas de lavatórios.

MEIA ESQUADRIA: Com formato quadrado, este acabamento é muito utilizado para esconder as emendas e dar um aspecto de peça única ao material.

PEITO DE POMBO: Com formato arredondado, este acabamento é muito utilizado para bordas de lavatórios e aparadores.

Matéria publicada na edição 274 - Setembro/ Outubro da Revista Rochas.