Desde 2004, o escritório Maurício Karam Arquitetura atua em diversas regiões do Brasil e internacionalmente, aliando bem-estar e harmonia ao aproveitamento adequado dos espaços propostos. Detalhes clássicos contracenam com elementos contemporâneos na maioria das criações, o que já se configura como assinatura do escritório.

Há projetos desenvolvidos em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, além do litoral e interior paulista e países como Portugal e Angola. São mais de 100 mil m² em obras construídas, com foco nos segmentos residencial, comercial e corporativo. O escritório também atende ao mercado de incorporação imobiliária de loteamentos.

Maurício Karam

Em 2011 e 2012, Maurício Karam Arquitetura participou da maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina, a Casa Cor. A estreia foi na Casa Cor Trio e, na sequência, foi realizado o “Laundry Center” para o BGourmet, a convite da Brastemp.

Em 2013, o escritório integrou um time de nomes consagrados da arquitetura nacional para repaginar a Casa da Mulher, um centro de prevenção e recuperação de vítimas do câncer de mama, no bairro Pacaembu, em São Paulo. De acordo com Karam, a arquitetura tem se reinventado nos últimos anos. “Conseguimos sair dos prédios clássicos, da cópia de um estilo grego, e estamos investindo na criação de uma arquitetura paulistana, com projetos com a nossa identidade.

Acredito que bons projetos devam ter, necessariamente, um bom layout, boa iluminação, harmonia na escolha dos materiais e um estilo predominante bem definido, a fim de que possamos incluir um design de interiores que tenha um aspecto formal plástico e diferenciado”.

O MK Arquitetura tem hoje como carro-chefe o residencial de alto luxo. “Apesar da predominância do segmento residencial, atuamos em todas as áreas e privilegiamos o design”. Em relação aos revestimentos, Karam ressalta que a rocha natural tem sido bem aplicada em projetos residenciais, mas em projetos corporativos de alto padrão, ela entra como elemento de destaque, pois imprime sofisticação, elegância e personalidade à marca da empresa.

Nos projetos em que especifica rochas naturais, Karam destaca a singularidade que a pedra traz para o projeto. “A pedra é sinônimo de nobreza e cada uma tem um desenho único. Entre os materiais preferidos estão os mármores brancos com veios, como o Calacata e o Statuário, além do Nero Marquina, Gris Armani e Verde Alpi. São materiais versáteis e luxuosos. Quanto ao tipo de acabamento, costumo utilizar todos. A escolha por um outro vai depender da exigência do projeto. Para pisos, prefiro trabalhar com o paginado, pois não temos retalhos nas pontas”, conta.

“Uma opção interessante também é combinar a pedra a outros materiais. Além de um resultado estético interessante, também pode deixar o projeto menos oneroso para o cliente”, completa.

Um alerta feito pelo arquiteto diz respeito à escolha de bons parceiros para a execução de um projeto com rochas. “Uma marmoraria capacitada garante não só a qualidade final do projeto, mas o cumprimento do cronograma. Um material caro e nobre mal executado depõe contra todo projeto. Por isso trabalhamos com parceiros capazes de nos orientar sobre materiais e suas adequações”, diz Karam.

O profissional também participa de mostras de decoração como Casa Cor e Artefacto, que permitem mostrar novos conceitos e antecipar tendências, além de estreitar relações com os fornecedores e potenciais clientes. “As mostras de decoração são excelentes vitrines para os profissionais de arquitetura e decoração e também permitem exercitar a criatividade. Já as viagens são excelentes para a reciclagem profissional”, finaliza.

MK Arquitetura
Rua Tabapuã, 41 - Cj 71 Itaim Bibi
São Paulo . SP. CEP 04533 010
Contato: +55 11 3073 0634
Site: www.mauriciokaram.com.br

Matéria publicada na Edição 264 da Revista Rochas