Aeroporto de Florianópolis – Terminal considerado um dos melhores do país conta com exuberância do granito Branco Alpha

0
262
Foto: Nelson Kon

Mais de 26 mil metros quadrados do granito Branco Alpha compõem os pisos de praticamente toda a área do Aeroporto Internacional de Florianópolis. Beleza, alta resistência, baixa porosidade, solidez e qualidade inigualável foram alguns dos atributos do material considerados pelo Biselli Katchborian Arquitetos – escritório de arquitetura responsável pelo projeto – na hora da escolha e especificação, que demandava um revestimento de alto desempenho. 

Considerando a área do aeroporto, que é de 49 mil metros quadrados, os 26.700 metros quadrados de granito estão em mais da metade do terminal. “O material que mais utilizamos neste projeto com certeza foi o granito. Como é uma área de grande circulação, escolhemos este material por sua resistência única, inigualável a outros tipos de pedras, além de ser uma rocha expressiva, neutra e que ajuda a difundir a iluminação do ambiente”, ressaltou o arquiteto e sócio-diretor da Biselli Katchborian Arquitetos, Mario Biselli.

Biselli lembra, ainda, que o projeto foi executado a partir de um briefing preciso do que a empresa responsável pelo aeroporto gostaria. “Criamos uma configuração em T, com dois blocos, em um projeto amplo, aberto, com entrada de luz natural e desenho inspirado na geometria aeronáutica”, pontuou o arquiteto ao lembrar que o uso do granito trouxe ainda mais sofisticação ao terminal. 

Após as obras, que foram concluídas em 2019, o aeroporto se tornou um dos mais bonitos do país e hoje é considerado o melhor aeroporto do Brasil entre os 20 maiores do país – de acordo com a Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura. 

Foto: Nelson Kon

Com ampla experiência em projetos arquitetônicos no país, realizando obras comerciais, residenciais e institucionais, Biselli conta que costuma aproveitar a beleza, resistência e durabilidade das rochas ornamentais em seus projetos. “Enxergo a ampla possibilidade de uso de rochas no Brasil como um privilégio, já que o país tem uma excelente produção e ótimo fornecimento. Temos materiais nobres e inigualáveis a qualquer outro tipo de revestimento”, reforçou.

Parceria com a empresa fornecedora

Os milhares de metros quadrados de granito Branco Alpha para o Aeroporto de Florianópolis foram fornecidos pela Granos Granitos. Do início do projeto até a entrega do material, foram cerca de dois anos. “Apresentamos o material ao Biselli e ele gostou muito, elegendo o granito por suas características técnicas e estéticas que atendiam a demanda do equipamento e o orçamento que o empreendimento dispunha”, ressaltou Francisco Rocha, gestor de Novos Negócios da Granos. 

Foto: Nelson Kon

A empresa, que fica localizada no Ceará, enfrentou alguns desafios logísticos para o transporte do material até o Sul do país. “No fim das contas, vimos que esse processo se tornou mais prático do que esperávamos. Fizemos tudo via cabotagem com equipamentos específicos para a desova dos contêineres de cada lote no devido local de instalação”, lembrou Sávia Silva, gerente comercial da Granos.

Foto: Nelson Kon

A gerente comercial reforça, ainda, que a parceria com o escritório de arquitetura surgiu após o forte trabalho de apresentação da Granos a arquitetos e escritórios de todo o país. “É um empreendimento que nos orgulha muito, pois realmente foi uma solução que Santa Catarina precisava. Além disso, fomos brindados com um aeroporto que hoje é um dos mais charmosos do Brasil, um projeto lindo que encanta todos que passam por lá”, finalizou.

Detalhes do projeto
Arquitetos: Biselli Katchborian Arquitetos
Área: 49.000 m²
Granito Branco Alpha: 26.700 m²
Ano: 2018/2019
Biselli Katchborian Arquitetos
Rua Dr. Sodré, 117. Vila Olímpia, São Paulo (SP)
(11) 3845-5145
bkweb@bkweb.com.br 
@bisellikatchborian
Granos Granitos
4º Anel Viário, km 20, s/n. Caucaia (CE)
(85) 4006-0666
@granosgranitos