Rochas ornamentais tornam projetos atemporais

0
115

Ana Rita Souza e Silva

Inaugurado em 2003, o estúdio A.R. Arquitetura & Design, de São Paulo, é especializado em projetos residenciais, comerciais, empreendimentos imobiliários e de hotelaria, sob o comando da arquiteta urbanista e designer de interiores, Ana Rita Souza e Silva.

Formada pela faculdade Mackenzie e atuando no mercado desde 1995, a profissional trabalha com uma equipe própria de arquitetos e designers, que buscam trazer soluções inovadoras e criativas para atender às demandas dos clientes.

Os projetos residenciais de alto padrão são os mais requisitados pela clientela, formada pela classe média alta e corporativa. “Não possuo um estilo único. A minha preocupação é tornar cada projeto singular, conforme a personalidade dos meus clientes, satisfazendo às suas necessidades e anseios. Os projetos hoteleiros e os residenciais são os mais desafiadores e exigem know-how para serem especiais e eficientes”, afirmou.

Participante de mostras decorativas, como CASACOR, Segatto e Q&Etc., Ana Rita considera esses eventos oportunidades para os profissionais exporem os seus trabalhos e colocarem em prática a experimentação.

“Podemos usar materiais não óbvios e de formas diferentes, sem termos que enfrentar alguns preconceitos que os clientes, muitas vezes, têm em relação ao produto”, contou. Para se reciclar, a arquiteta e designer frequenta cursos e, sobretudo, faz viagens e participa de feiras nacionais e internacionais. A pesquisa diária em revistas e sites especializados, e conversas com fornecedores e profissionais da área também as deixam atualizada sobre as mais recentes tendências em arquitetura e decoração.

Parede e base da lareira em mármore Marrom Imperial

Em sua opinião, a arquitetura contemporânea preocupa-se, atualmente, com a sustentabilidade e a personalização de cada obra, procurando por elementos sustentáveis tanto na produção quanto na instalação, com o uso da tecnologia. A especificação de rochas ornamentais tem crescido, segundo Ana Rita, embora tenham surgido inúmeros materiais sintéticos para substitui-los.

“Porém, se desejamos sofisticação e, principalmente, luxo, as pedras ornamentais são alvos de desejo e de distinção de um projeto em relação aos demais. São mais procuradas em obras de hotelaria e residenciais de luxo. Utilizo rochas ornamentais, mas busco opções exóticas brasileiras ou os tradicionais italianos. O Brasil é muito rico em pedras. Elas dão o tom do projeto, o tornam atemporal e traduzem personalidade, pois nenhuma pedra é igual à outra. Isso cria um efeito de exclusividade que, particularmente, gosto muito. Prefiro materiais com mais veios e muita personalidade. Evito os mais lisos para fugir da estética dos sintéticos”, relatou.

A profissional, ao especificar rocha ornamental em revestimento de piso, opta pelo paginado, pois lhe dá a possibilidade de escolher as chapas e determinar o melhor “desenho” para o projeto. “Também gosto de misturar a rocha a outros materiais, especialmente, aos naturais e aos papéis de parede sofisticados à altura dessas pedras”, disse a arquiteta e designer de interiores, que conta com excelentes fornecedores, com os quais trabalha há décadas.

Quando o assunto são as dificuldades encontradas para aplicação de rochas ornamentais, encontrar a lâmina com o veio mais bonito é citado como uma delas. No entanto, a principal é o custo que as pedras possuem no Brasil. “Tenho escritório na Florida, nos Estados Unidos, e já encontrei lá rochas brasileiras com custo melhor do que aqui, o que é inaceitável”, frisou. Em relação às novas tecnologias, destaque para as máquinas de corte sofisticadas e as técnicas de perfilagem, que permitem um melhor acabamento.

A.R. Arquitetura & Design
Rua Fidêncio Ramos, 101, conjunto 23
Vila Olímpia – SP – CEP/ZIP Code: 04551010
Fone/Phone: (11) 3846-2067
Site: www.araraquiteturadesign.com.br
E-mail: contato@ararquiteturadesign.com.br
Instagram: @araraquiteturadesign
Facebook: AR Arquitetura&Design

*Matéria veiculada na edição 265 da Revista Rochas