Vermont Mineração: empresa comemora 16 anos com lançamento de sete novos materiais e crescimento de 60%

0
1074

Foi com o desejo de ser uma empresa de vanguarda na busca de materiais super exóticos, com volume e qualidade que a Vermont Mineração nasceu, no estado do Ceará, em maio de 2005. Nesses 16 anos de história, tudo mudou: a equipe investiu em tecnologia, priorizou a contratação de mão de obra qualificada, adquiriu os melhores maquinários específicos para rochas e está sempre de olho no bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.

O investimento e o trabalho sério geraram bons frutos. Este ano, junto com a comemoração dos 16 anos da empresa, a Vermont Mineração lançou sete novos materiais e aumentou sua capacidade de produção em 60% de 2019 para 2021. Entre as novidades, estão os materiais Yalos, Vega Blue, Brownie, Chantilly, Delle Alpi, Splendido e Thriumph – além de outros 10 lançamentos previstos até 2022.

Já são mais de 30 materiais diferentes disponíveis no catálogo da empresa, que tem cinco unidades, além de nove jazidas no Ceará e outras oito na Bahia. Entre os destaques, o material que é considerado a maior joia da empresa desde 2009: o Taj Mahal, que faz sucesso dentro e fora do país.

Com uma equipe composta por 240 funcionários no Ceará e outros 73 na Bahia, a Vermont Mineração tem uma cultura contínua de investimentos. “Quando não estamos investindo em abrir novas jazidas, estamos contratando mão de obra qualificada ou comprando maquinários ou trocando nossa frota de veículos”, explicou o CEO da empresa, Jorge Jordão.

Cássio Jefferson, diretor executivo da empresa, adianta uma outra novidade em fase de finalização: uma usina de energia renovável solar. “Estamos muito felizes em poder contribuir na redução de CO2, no desmatamento e, claro, na redução das contas de energia elétrica das nossas unidades. Serão nove beneficiadas e com certeza teremos grandes resultados com esse investimento”, pontuou.

Além do lançamento constante de diversos materiais, a Vermont Mineração também oferece diferenciais ao mercado que a mantém em evidência nesses 16 anos. “Temos uma alta capacidade de produção, chegando a 3.000 m³ em todas as pedreiras, além de investirmos na valorização e proteção de cada material”, explicou Jefferson.

O início

Criada em maio de 2005, a Vermont Mineração teve um início difícil, já que os fundadores começaram com recursos próprios – que não eram muitos – e contaram com o apoio de pessoas fundamentais no processo de crescimento da empresa. “Temos um enorme carinho pelo seu Ataíde, um verdadeiro anjo nas nossas vidas e que nos deu sustentação para seguirmos em frente”, lembra Jordão.

O primeiro material foi o Vermont Green, em seguida veio o Cabernet e, em 2009, o grande impulso da empresa veio com o Taj Mahal, que até hoje conquista os compradores dentro e fora do país. 

Cássio Jefferson e Jorge Jordão

Entrevista – Jorge Jordão, CEO da Vermont Mineração

– Quais são os países que a empresa mantém negócios?

Itália, Espanha e China diretamente. E indiretamente toda a Europa, Estados Unidos e parte da Ásia. 

– Qual foi o maior desafio enfrentado até hoje pelo grupo?

O início. Com certeza foram tempos dificílimos e muito desafiadores até alcançarmos o que construímos hoje. 

– Como você iniciou no mercado de rochas ornamentais? Como é sua história com a empresa?

Tudo começou com uma pedreira em Ecoporanga, na região norte do Espírito Santo, e depois foi para Cachoeiro de Itapemirim, numa parceria de sete anos com a Serra Norte. Depois disso, foi para o Ceará e, posteriormente, para a Bahia. 

– Fora as atividades diárias do mercado de rochas ornamentais, a empresa trabalha com outras iniciativas (projetos sociais, causas diversas, etc)?

Não temos um segundo segmento, mas temos alguns projetos para ajudar instituições. No final de todos os anos, por exemplo, doamos cestas básicas para as comunidades localizadas nas regiões das pedreiras. Já em Sobral, cidade onde fica nossa sede administrativa, ajudamos mensalmente um orfanato.

Materiais

Jazidas do Ceará:

Taj Mahal

Negresco

Infinity

Kouros

Brownie – novo

Del Mare

Chateau Blanc

Évora

Vega Blue – novo

Yalos – novo

Duetto

Mascavo

Canela

Blue Deep

Desert Lakes

Blue Mare

Blue Roma

Roma Imperiale

Mapa Mundi

Neon 

Tartaruga

Nuvolato

Illusion

Brazilian Fossil

Magic Blue 

Spyder Blue

Jazidas da Bahia:

Delle Alpi – novo

Splendido – novo

Brilliant Gray

Brilliant Black

Prestige

Courmayeur

Chantilly – novo

Jazida do Rio Grande do Norte:

Thriumph – novo