Bancadas X eletrodomésticos

0
135

A cozinha está ganhando cada vez mais importância como ponto central nas residências. Essa importância cresce com a evolução da sociedade. Antigamente as cozinhas eram apenas o lugar de preparação dos alimentos, muitas vezes sujos e com aromas indesejados. A atual disponibilidade de ingredientes para a culinária, combinada com a modernização dos eletrodomésticos, têm propiciado o surgimento de cozinhas cada vez maiores, mais luxuosas e mais integradas com a área de lazer nas casas. Passamos a ter residências com múltiplas cozinhas, o que era então inimaginável no passado se considerarmos principalmente a dificuldade para acesso à gás, energia e água. Hoje, nomes como: cozinha gourmet, chef, ou mise en place, estão se tornando cada vez mais corriqueiros na mídia e populares nos sites de pesquisa. 

A importância das cozinhas tem levado os consumidores a investirem cada vez mais nelas. E são raríssimos os casos de orçamento ilimitado onde o consumidor pode escolher o que quiser sem pensar na disponibilidade de recursos. Dentro deste cenário mais comum, a definição do que é mais importante ou o que tem mais valor para o consumidor/designer, torna-se fundamental na especificação dos materiais e produtos. 

Reformando ou construindo novas cozinhas, as dúvidas sempre presentes serão: Qual cor predominante? Quais materiais? Que tipo de armário? Que tipo de superfície para a bancada? Quais eletrodomésticos? 

Esta última pergunta tem impactado cada vez mais no valor disponível ou orçamento para escolha dos materiais das bancadas. Os consumidores são bombardeados com marcas globais disponibilizando produtos cada vez mais bonitos e tecnológicos, com capacidade para desempenhar as mais variadas e complexas tarefas. Visualizar o que tem dentro da geladeira de casa pelo celular no trabalho ou supermercado, desligar o forno remotamente, robôs que limpam e passam pano, máquinas de lavar que reconhecem a quantidade de sujeira, cafeteiras inteligentes com programação para moer e preparar o café, e por aí vai. 

A concorrência para disputar uma fatia do orçamento está crescendo. Os produtos que desempenharem melhor a equação que une custo, valor percebido pelo cliente e disponibilidade serão os mais vendidos. As inspirações de cozinhas que mais aparecerem na mídia com a melhor integração entre os eletrodomésticos e bancadas, certamente serão as mais copiadas e seus produtos mais comprados.

Conseguir transformar rochas ornamentais em Rochas de Qualidade é uma tarefa que vai muito além de simplesmente serrar um bloco e polir as chapas para o mercado consumidor. A criação de valor está intimamente ligada ao marketing, que sendo eficientemente executado, possibilita direcionar o foco da atenção e importância para que os materiais aplicados nas bancadas sejam o ponto central da cozinha. 

A criação de valor está intimamente ligada ao marketing, que sendo eficientemente executado, possibilita direcionar o foco da atenção e importância para que os materiais aplicados nas bancadas sejam o ponto central da cozinha. 

Rodrigo Moreno Gava - Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia de Transportes.
 Gerente de Vendas da Magnitos para os mercados Asiático e Costa Oeste dos EUA.