CASACOR Santa Catarina reúne 21 projetos em novo hub de negócios e entretenimento

0
187

A Casa Original: esse foi o ponto de partida proposto pela organização da CASACOR Santa Catarina 2021 para que os arquitetos participantes projetassem seus ambientes na mostra. Foram 21 ambientes, criados por arquitetos veteranos e estreantes, que vieram de cidades com Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, Criciúma, Itajaí e Florianópolis para participar da mostra.

Após um longo período marcado pelas incertezas por conta da pandemia, a organização bateu o martelo e realizou a mostra entre os meses de julho e agosto. “Corremos atrás para nos adequarmos às necessidades e cuidados especiais que o momento pede. Estávamos preparados para novos desafios e garantimos a todos uma mostra segura”, ressaltou a diretora Francis Bernardo.

O palco desta edição foi o Espaço +UM, empreendimento localizado em Florianópolis e que teve sua inauguração durante a abertura da exposição, prometendo transformar a região com um novo hub de negócios e entretenimento. Seguindo a tendência de outras regiões, a mostra também aconteceu em formato híbrido e teve sua versão virtual, com tour completo pelos ambientes.

Já para aqueles que optaram por conhecer as novidades pessoalmente, a CASACOR SC entrou no calendário oficial de eventos do município como uma mostra segura. Isso porque a organização firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis para garantir a visitação segura. 

Mais do que uma vitrine para a arte dos profissionais envolvidos na criação dos projetos, a CASACOR – uma referência no mercado da arquitetura, design e paisagismo – potencializa a geração de negócios para as marcas patrocinadoras e parceiras na concretização desta exposição, que busca inovar e se reinventar a cada ano. 

Confira alguns ambientes com rochas naturais na CASACOR Santa Catarina 2021:

Ambiente Meu.coração.queima – Jeferson Branco

O ambiente projetado pelo arquiteto Jeferson Branco foi um manifesto a favor das rochas ornamentais brasileiras. Para ele, o Brasil precisa valorizar ainda mais suas riquezas e belezas naturais, aplicando em projetos locais as rochas que são majoritariamente exportadas. Partindo dessa premissa, o arquiteto projetou uma bancada em quartzito Cocadablú, além de lançar a Coleção Pangea – feita de peças com tampos de pedras nacionais, incluindo o Cocadablú e a Red Fire.

Meu.coração.queima – Jeferson Branco Foto: Lio Simas

Espaço Plural – Beto Gebara e Marila Filártiga

Como o próprio nome diz, o Espaço Plural trouxe múltiplas atividades, mas totalmente contextualizadas ao momento. Projetado pelos arquitetos Beto Gebara e Marila Filártiga, o espaço abrigou um bistrô e uma choperia em ambiente amplo, com composições como a bancada em mármore Michelangelo Nuvolato.

Espaço Plural – Beto Gebara e Marila Filártiga Foto: Rodrigo Marini

Veredas – Natália Xavier

Projetada pela arquiteta Natália Xavier, a sala de estar e jantar Veredas, com 70 m², faz uma homenagem a uma das maiores obras da literatura nacional: Grande Sertão Veredas. A associação está presente na cor da tinta Grandes Sertões, nas peças assinadas por designers brasileiros e no uso de rochas naturais como o quartzito Blue Explosion – em um painel de tirar o fôlego atrás da mesa de jantar – e do mármore Calacatta – em um nicho iluminado com madeira. 

Loft 2021 – Fernanda Eicke

Projetado pela arquiteta Fernanda Eicke, o Loft 2021 surgiu com a proposta de firmar aquilo que é sempre destacado em seus projetos: conforto, funcionalidade e atemporalidade. Composto por um estar, cozinha gourmet, dormitório com office integrado, sala de banho e área externa, o ambiente ganhou uma bancada na cozinha em quartzito Gaia, que trouxe elegância ao espaço.

Loft 2021 – Fernanda Eicke Foto: Lio Simas

Camadas Brasileiras – Juliana Pippi

No tempo dos significados, significâncias, sensibilização dos sentidos, do sentir, o Living Camadas Brasileiras, de autoria da arquiteta Juliana Pippi, é um ambiente movimento, de criações e fabulações do mundo que é visto, tocado e praticado. “A minha inspiração foi a profundidade brasileira”, disse ela. Por isso, o reflexo deste Brasil aparece em muitas composições, texturas, materiais e cores para possibilitar múltiplas sensações naqueles que adentrarem no espaço. O lavabo é marcado por uma parede de quartzito Bronzite, uma pedra natural que tem ferro em sua composição, responsável pela sua alta dureza – um convite ao toque para recarregar as energias.

Camadas Brasileiras – Juliana Pippi Foto: Marco Antônio

Casa de Aromas – Leandro Sumar

Em um ambiente monocromático onde não se distinguem cores e estilos, é notável a harmonia entre os elementos usados. Na Casa de Aromas, o objetivo é despertar e instigar sensações, sejam visuais ou olfativas, através das fragrâncias. A estrutura metálica aparente vai ao encontro dos acabamentos sofisticados. As molduras em gesso e as pedras brutas naturais, como mármore Carrara e Marmorite com retalhos de banco Carrara, completam o cenário.

Loft Naturalle – Michael Zanghelini

O Loft Naturalle, de Michael Zanghelini, faz um resgate à ancestralidade. Para dar significado a esta volta às origens, elementos naturais como o mármore, madeira e couro ganham destaque numa composição com peças de design, objetos de valor afetivo e obras de arte. Na cozinha, o ponto alto ficou para a mesa, com um tronco de madeira sustentando o mármore Black & White Escandalus – mesmo material utilizado no nicho de uma bancada lateral.

Loft Naturalle – Michael Zanghelini – Foto: Lio Simas
Agenda CASACOR 2021*
 CASACOR Goiás – 27 de agosto a 12 de outubro
 CASACOR Paraná – 05 de setembro a 17 de outubro
 CASACOR Minas Gerais – 14 de setembro a 17 de outubro
 CASACOR Mato Grosso do Sul – 17 de setembro a 31 de outubro
 CASACOR São Paulo – 21 de setembro a 15 de novembro
 CASACOR Ribeirão Preto – 21 de setembro a 07 de novembro 
 CASACOR Rio Grande do Sul – 24 de setembro a 07 de novembro
 CASACOR Espírito Santo – 06 de outubro a 28 de novembro
 CASACOR Brasília – 23 de outubro a 05 de dezembro
 CASACOR Ceará – 26 de outubro a 05 de dezembro
 CASACOR Rio Grande do Norte – 27 de outubro a 30 de novembro
 CASACOR Pernambuco – 28 de outubro a 05 de dezembro
 *As datas podem sofrer alterações. 
 Mais informações: www.casacor.com.br