Leticia Finamore – Uma casa pensada para clientes apaixonados por rochas naturais

0
349
Leticia Finamore

Um dos desafios que a maioria dos arquitetos lembra na hora de falar sobre especificação de rochas ornamentais em seus projetos é alinhar ao gosto e ao orçamento disponibilizado pelo cliente. Quando o dono da casa é apaixonado por pedras naturais, o desafio é superado e é possível investir em um ambiente com rochas nos seus mais diversos tipos de acabamentos.

Esse foi o caso de uma residência no bairro Ilha do Frade, em Vitória (ES), que teve todo o detalhamento e especificação de arquitetura de interiores feito pela arquiteta capixaba Leticia Finamore. Ela conta que, com intervenções necessárias, foi possível alcançar o melhor resultado final em mais esse projeto. 

“A ideia era traduzir um conceito único e funcional aliado a estética, dando personalidade e imponência com os materiais. O ponto alto foi a escolha das pedras como o quartzito Mont Blanc, que, em diferentes acabamentos, proporcionou o efeito esperado”, explicou Leticia ao falar sobre o projeto. 

Foram utilizados mais de 170 metros quadrados de pedras em diferentes acabamentos, incluindo bancadas de lavabo, cozinha, varanda gourmet e área de serviço. “Logo na entrada da casa há um desnível e tiramos partido desse detalhe para definição dos acabamentos. O quartzito Mont Blanc escovado foi escolhido como balizador para alertar o desnível de forma elegante, e o material se estende até a sala com acabamento polido”, ressaltou a arquiteta.

Já na área gourmet, para uma proposta mais descolada, os acabamentos escolhidos foram o escovado e o levigado. “Esse é um material claro, que compõe bem com outros tipos de materiais e que traz uma sofisticação ao espaço. Utilizamos o mesmo quartzito, com diversos acabamentos, em vários ambientes”, explicou Leticia.

Pisos, bancadas e detalhes em quartzito Mont Blanc fornecido pela Richard Granito. Crédito Camila Santos.

A arquiteta ressalta, ainda, que a pedra natural é um elemento fundamental em seus projetos. “Seja para bancada, piso, escada, mobiliário ou peças decorativas, as rochas trazem irreverência, conceito, glamour e personalidade. A escolha se faz sempre pelo budget do cliente, pelo efeito que ele quer causar e pela composição e harmonia com os outros materiais presentes nos projetos”, pontuou.

Pisos, bancadas e detalhes em quartzito Mont Blanc fornecido pela Richard Granito. Crédito Camila Santo.

Entre seus materiais preferidos, o eleito é o quartzito – pela dureza, resistência e beleza. “São mais únicos e nos permitem mais possibilidades de composição, tanto com outras pedras como com outros materiais que utilizamos em nossos projetos. Um material que eu adoro é o Cristalo, uma rocha nobre e que é possível de trabalhar com iluminação”, finalizou.

Leticia Finamore
Endereço: Rua Maria de Lourdes Payares Labuto, 350. Mata da Praia, Vitória (ES).
Site: www.leticiafinamore.com.br
Email: leticia@leticiafinamore.com.br
Instagram: @leticiafinamorearquitetura