Designer aposta em rochas exóticas para decoração do hotel eleito o melhor do mundo em 2021

0
84

Planejado no estilo imperial francês, o Hotel Colline de France, em Gramado (RS), tem suítes inspiradas em marcas de luxo.

Entrada principal – Hotel Colline de France. Projeto Mottin Favero Arquitetura. Foto: Felipe Valduga

Eleito recentemente o Melhor Hotel do Mundo de 2021 no Travellers’ Choice Awards, o Hotel Colline de France, localizado em Gramado (RS), é um intimista recanto construído em estilo imperial, inspirado na França. O projeto de interiores, assinado pelo designer Roberto Wazlawick, é marcado pelo luxo e sofisticação característicos do Segundo Império francês e as suítes guardam verdadeiras joias naturais, com diversas rochas de cores e texturas diferentes.

Para executar o projeto, Wazlawick trabalhou em parceria com a arquiteta Danielle Pereira e com a Marmoraria Igrejinha, empresa tradicional da região Sul do Brasil, que forneceu a maioria dos materiais para áreas comuns e quartos. 

Cada uma das 34 suítes conta com decoração própria, com paleta de cores inspirada em grandes marcas de luxo. Um dos destaques é a suíte inspirada na Louboutin, mundialmente conhecida pelos sofisticados sapatos de solado vermelho. 

Suíte Imperial – Lareira e banheira em mármore Napoleon Bordeaux. Foto: Leo Cristofoli

O mármore exótico Napoleon Bordeaux, foi a escolha dos profissionais para remeter a cor marcante da grife. A rocha nacional característica pela cor vermelha intensa e veios brancos, foi aplicada na banheira de hidromassagem, lareira e bancada do banheiro.

“Utilizar rochas naturais sempre traz uma beleza ímpar a qualquer projeto e para este hotel elas não poderiam faltar. Nós precisávamos de materiais que deixassem os ambientes nobres e elegantes e as pedras deram esse toque esperado. Cada chapa foi escolhida a dedo e em cada uma delas existe uma história”, destaca o designer de interiores Roberto Wazlawick.

Outra suíte marcante do hotel é inspirada na Tiffany & Co., uma das marcas de jóias mais famosas do mundo. A composição do clássico azul turquesa foi feita com o imponente mármore italiano Carrara Gióia. Áreas comuns da hospedagem como lobby e restaurante também contam com acabamento de rochas naturais únicas e sofisticadas.

Suíte Imperial – Mármore Carrara Gióia. Foto: Felipe Valduga

“Os proprietários do Colline de France entenderam desde a concepção do projeto que precisávamos da beleza das rochas naturais para valorização dos ambientes. As rochas aplicadas fizeram tanto sucesso que viraram também inspiração para novos clientes. Muitos nos procuram com pedidos como ‘Quero exatamente aquela pedra no meu projeto’”, conta Wazlawick.

Histórico

Atuando como designer de interiores desde 2005, Roberto Wazlawick conta com um portfólio repleto de projetos residenciais e comerciais, mas revela que tem um caso de amor por projetos de hotelaria, uma paixão que já vem de berço.

“Nasci dentro de um dos primeiros hotéis de Gramado, o Hotel Wazlawick, casarão de propriedade de minha família que é preservado até hoje. Como não poderia deixar de ser, a hotelaria é uma paixão. Além do Colline de France também idealizei o projeto do Hotel Saint Petrius e do premiado Hotel Ritta Höppner, que abriu caminho para diversos empreendimentos”, conta o designer.

Roberto Wazlawick – designer de interiores

Formado no curso de Belas Artes em Barcelona e Direito pela Universidade de Caxias do Sul, Wazlawick conta que além de projetos comerciais, também opta pelas rochas naturais em projetos residenciais, principalmente quando a ideia é valorizar os espaços. “Cada projeto tem sua personalidade e as pedras têm o poder de impressionar. Gosto de fazer o que ainda não existe e fugir do padrão é o que me deixa mais feliz”, finaliza.

Em uma frase:

O melhor projeto da sua carreira foi… Sem dúvida o Hotel Colline de France. O clássico é desafiador.

Seu livro de cabeceira é… “Do que riem as pessoas inteligentes”, de Manfred Geier e, claro, a Bíblia.

Nos seus projetos não pode faltar…Sensibilidade, conforto e, principalmente, o desejo do cliente.

Uma rocha ornamental…Taj Mahal. É um material nobre e lindo, com diversas possibilidades de aplicação, incluindo áreas úmidas.

Um tipo de acabamento para rochas… Acabamento em alto brilho para ambientes internos, com detalhes em bordas meia cana com friso e boleados com rebaixo.

O que ou quem te inspira? Minha inspiração vem de grandes artistas do final do século XIX  e início  do século XX,  com seus detalhes rebuscados e sempre grandiosos. 

Uma dica para quem está começando é… Olhar para o mundo é o mais importante. Estar sempre atento às tendências, desde a Ásia à Europa. Tudo está em movimento constante e entender as mudanças é fundamental para o crescimento intelectual.

Tampo da mesa da recepção em mármore Napoleon Bordeaux. Foto: Divulgação Colline de France
Bancada em mármore Carrara Gióia. Foto: Felipe Valduga

Premiação

Desbancando hospedagens renomadas de diversos países como Suíça, Grécia e Maldivas, o Hotel Colline de France, conquistou o primeiro lugar no ranking que elenca os melhores destinos e empresas do setor. 

Bancada em mármore Napoleon Bordeaux. Foto: Leo Cristofoli

A escolha foi feita com base na opinião dos usuários do Tripadvisor, site de viagens que fornece informações e conteúdos relacionados ao turismo. Foi a primeira vez que um hotel brasileiro liderou a lista de hotelaria mundial e o único representante do Brasil e da América do Sul na disputa.

Roberto Wazlawick
Rua João Petry, 283 – Centro – Gramado/RS
contato@robertowazlawick.com.br | (54) 99979 4044
@robertowazlawick | @daniellefp | @wparquiteturaedesign