Repleta de rochas naturais, mostra antecipa tendências e une sofisticação e aconchego

Rochas ornamentais de diferentes estilos, texturas e origens foram protagonistas de 12 espaços da Casacor Ribeirão Preto 2021. No espaço de 3,5 mil m², os profissionais convidados da mostra interpretaram o tema “Casa Original” em ambientes elegantes, funcionais e surpreendentes.

Presente pela segunda vez no evento, a Sigramar Mármores e Granitos, empresa que completa 20 anos em 2022, firmou parceria com 16 renomados arquitetos, que exploraram a beleza natural dos materiais em espaços harmoniosos e sofisticados.

Para Jow Tardim, diretor da Sigramar, fazer parte de um evento como a Casacor é uma importante oportunidade de apresentar novas tendências e ampliar a divulgação das rochas naturais.

“Para nós é uma honra participar da Casacor Ribeirão. Aliamos nossa marca a esta mostra de renome internacional e agregamos nossos materiais em ambientes com os mais importantes nomes da arquitetura. A mostra tem uma excelente repercussão em nossa região, sempre trazendo recordes de público e a exposição de nossos materiais traz muita visibilidade, fortalecendo ainda mais a nossa marca e o setor de rochas”, pontua.

Confira os principais ambientes em que as rochas naturais ganharam destaque:

Cozinha de Ficar – Adriana Fontana 

Bancada em quartzito Ijen Blue; Execução: Marmoraria Bello Stone – Foto: Rafael Cautella

A cozinha projetada por Adriana Fontana despertou memórias afetivas em cada detalhe. Com jeito de ‘casa de vó’ o espaço remete às cozinhas de antigas fazendas, sem deixar de lado a sofisticação. No centro do ambiente, um grande balcão revestido em quartzito Ijen Blue chamou a atenção dos visitantes e contrastou com as cores quentes escolhidas para o espaço.

SPA Marrakesh – Rafael Bressan 

Spa Marrakesh – Bancada em Dolomita Gold; Execução: JR Marmoraria. Fotos: Rafael Cautella

Inspirado no Museu Yves Saint Laurent, no Marrocos, o ambiente planejado por Rafael Bressan propôs relaxamento e tranquilidade. Para a bancada, o profissional escolheu o Dolomita Gold. O material apresenta características fortes e garantiu identidade única ao ambiente. O espaço ainda teve peças como torneiras douradas, arandelas clássicas e azulejos pintados à mão.

Living da Afetividade – Giovanna Pitondo

Bancada em Travertino Romano; Execução: Marmoraria Bello Stone. Foto: Rafael Cautella

Propondo um local convidativo para reuniões em família, momentos de leitura ou para apreciar bons vinhos e cafés, Giovanna Pitondo estreou na mostra com um espaço repleto de texturas naturais e cores aconchegantes. Destaque para a bancada em Travertino Romano bruto, que deu o toque acolhedor para ambientação.

Emporium CASACOR – Dorascenzi Arquitetura

Bancada em Quartzito Denali; Execução: Marmoraria Vitória – Foto: Rafael Cautella

A “brasilidade” foi a alma desse empório conceitual assinado por Ângela Dorascenzi, que trouxe o café, o cacau e a cachaça como protagonistas. Para atender os visitantes com funcionalidade e sofisticação as bancadas foram revestidas com o quartzito Denali. A profissional também explorou cores terrosas, iluminação intimista e peças de design nacionais para compor o espaço.



Café Sunset – Cris Capanema e Matheus Vilela

Bancada em quartzito Taj Mahal; Execução: MG Marmoraria. Foto: Rafael Cautella

Moderno e aconchegante, o Café Sunset foi inspirado na clássica cena de fim de tarde do pôr do sol. Com uso de tons quentes e terrosos, a ambientação ficou aconchegante e acolhedora. A sofisticação apareceu no quartzito Taj Mahal, aplicado no balcão principal e nas mesas. Elegante e de beleza única, a rocha natural fez toda a diferença no espaço.

Cuisine Berbere – Rafael Granero e Ana Lívia Mafra

Bancada em granito Acquamarine; Execução: Marmoraria São Jorge – Foto: Rafael Cautella

O ambiente projetado por Rafael Granero e Ana Lívia Mafra teve como proposta resgatar as raízes do passado e transmitir a resiliência do povo Berbere, conhecido pelas grandes travessias pelo deserto. Nesse contexto, a cozinha surge como o oásis para encontros. O ambiente trouxe em destaque uma bancada em granito Acquamarine. A rocha tem incidência de cristais azuis que refletem a luz em vários ângulos e foi aplicada com o acabamento escovado.

Casa Elos – Frezza & Figueiredo Arquitetura e Interiores

Bancada em Travertino Caprice; Execução: Marmoraria Belarte – Foto: Rafael Cautella

Com o objetivo de construir uma grande área de convivência, Fabrício Frezza e Gabriel Figueiredo investiram no aconchego e em materiais harmoniosos para ambientação da Casa Elos. Destaque para aplicação do Travertino Caprice e do mármore Spring Rose. Com tons claros e mobiliário confortável, o espaço é ideal para reunir a família e os amigos.

Mesa de Centro em Mármore Spring Rose; Execução: Marmoraria Belarte – Foto: Rafael Cautella

Estúdio da Bailarina – Marcela Tiraboschi

Painel em Cristallo Rosa retroiluminado; Execução: Marmoraria Casa Nova. Foto: Rafael Cautella

Mostrando que a rotina da bailarina pode se encaixar no cotidiano das casas, a arquiteta Marcela Tiraboschi elaborou um estúdio versátil e cheio de personalidade. Marcado por tonalidades neutras, texturas nas paredes e piso que relembra os palcos dos teatros, o espaço foi inspirado na vivência da própria arquiteta, que também é bailarina. O centro das atenções do ambiente foi para o painel em Cristallo Rosa. A pedra natural retroiluminada ganhou destaque e chamou a atenção dos visitantes.

Espaço Soleil Home Office – Eduardo Franco

Mesa de Centro em quartzito Galápagos. Execução: Marmoraria Belarte – Foto: Rafael Cautella

Para integrar os ambientes do home office, o arquiteto Eduardo Franco optou por uma mescla de móveis e objetos de arte que contam um pouco da história do design. Com uma variação de cores peculiar e textura acetinada, o quartzito Galápagos foi a escolha para revestir a mesa de centro e a bancada do lavabo. A rocha natural deu o tom da sofisticação do espaço.

Varanda Mineira Contemporânea – Priscila Mortare 

Bancada em Granito Cinza Castelo; Execução: Marmoraria Nova Ribeirão – Foto: Rafael Cautella

Com a intenção de fazer uma releitura da cozinha típica regional, a arquiteta Priscila Mortare ambientou a Varanda Mineira Contemporânea com itens que despertavam sensações e memórias afetivas, valorizando a cultura brasileira. A profissional utilizou no espaço uma uma grande mesa para reunir a família e amigos, fogão a lenha, especiarias e artesanato. Na bancada, foi aplicado o granito Cinza Castelo, e na floreira o granito Preto São Gabriel com acabamento escovado.

Roberta Alonso e Mariana Oliveira – Espaço Viver Bem Perplan

Bancada e ilha gourmet em Basalto; Execução: Marmoraria Belarte – Foto: Rafael Cautella

Roberta Alonso e Mariana Oliveira realizaram uma curadoria cuidadosa de elementos e apostaram na diversidade de materiais para criar um espaço harmônico, funcional e aconchegante. A natureza é evidenciada com o uso de madeira, rochas e plantas. Nas bancadas e na ilha gourmet o destaque vai para o Basalto. Aplicado com acabamento levigado, a rocha natural deu um toque suave e acetinado ao projeto.

Sarita Ávila – Varanda Mediterrânea

Bancada em Granito Ornamental; Execução: Marmoraria Belarte – Foto: Rafael Cautella

Um lugar para ser livre dentro da própria casa. Assim é a Varanda Mediterrânea projetada por Sarita Ávila. O espaço ideal para reunir a família e os amigos conta com mobiliário em tons claros, iluminação intimista e uma área gourmet contemporânea. O granito Ornamental foi a escolha para a bancada. Versátil e atemporal, a rocha foi a opção que conferiu elegância ao ambiente.