Por Laísa Rasseli

Beleza, requinte e sofisticação: o uso de rochas ornamentais selecionadas como os mármores, granitos e quartzitos valoriza todos os tipos de projetos arquitetônicos e de design, inclusive de residenciais de luxo nos grandes centros do país. É o caso de um empreendimento localizado no bairro Itaim Bibi, em São Paulo, que teve suas áreas comuns pensadas para receber materiais disponíveis no mercado brasileiro.

Para trazer requinte e sofisticação ao projeto, além do melhor uso das rochas de acordo com o ambiente, a construtora responsável pelo Heritage contratou uma empresa de consultoria em rochas ornamentais. Valéria Sanches, geóloga da Plexus, conta que priorizou o uso de rochas diferenciadas e com qualidade superior.

“Participamos desde a fase preliminar dos projetos do Heritage e encontramos em toda a equipe, desde arquitetos até o presidente da construtora, a disposição para conhecer e utilizar materiais diferenciados e de qualidade superior. Foi assim que solidificamos a ideia de especificar os quartzitos para a maior parte da área comum, pois atendiam muito bem às expectativas estéticas e técnicas”, conta.

Nos pisos e molduras dos elevadores do hall privativo e nas bordas e paredes da área da piscina coberta foram utilizados os quartzitos Matira e Taj Mahal, fornecidos pela Thor Granitos. Nas piscinas externas e nos pisos do hall social, festas, circulação, banheiros, sauna, algumas paredes e escadas, o quartzito Kalahari, fornecido pela Cajugram, foi o escolhido.

Também fornecido pela Cajugram, o quartzito Heritage Blue compôs os lavatórios dos banheiros da área comum do empreendimento. Em outros ambientes das áreas comuns foram utilizados o mármore Michelangelo Argento, o xisto Matrix e os granitos Black Cosmic e Basalto. Todos os materiais foram beneficiados e instalados pela Di Mármore e pela Rocamar.

Além da consultoria na fase preliminar do projeto, Valéria conta que a Plexus também participou da revisão, recomendações de procedimentos e insumos, acompanhamento técnico dos trabalhos de instalação, além de passar todas as orientações de limpeza, uso e conservação das rochas especificadas.

Heritage
O Heritage é um empreendimento de luxo localizado em um dos bairros mais valorizados de São Paulo (SP) e com construção da Cyrela. Sua fachada é assinada pelo escritório italiano Pininfarina, com projeto de paisagismo de Benedito Abbud e área comum de Débora Aguiar. As unidades privativas chegam a 570 m².