Amigas, sócias e apaixonadas pelo universo da Arquitetura desde a faculdade, Manuela Gomes e Tatiana Machado estão à frente do escritório Mimari Arquitetura, com sede em Recife (PE). Após experiências em alguns escritórios tradicionais pernambucanos, as arquitetas perceberam que juntas fazem uma parceria de sucesso, transformando sonhos de clientes em realidade, unindo funcionalidade e estética em projetos diferenciados.

“Somos bem parecidas com relação ao temperamento e também às nossas escolhas e gostos! Amamos viajar e achamos que essa é a nossa principal fonte de inspiração. Estudamos juntas, trabalhamos no escritório do grande arquiteto Jerônimo da Cunha Lima e depois de realizarmos o projeto de um apartamento em 2014, nunca mais nos separamos”, contam as arquitetas.

Fãs das texturas, cores e movimentos das pedras naturais, as profissionais afirmam que utilizam rochas ornamentais em praticamente 90% de seus projetos. A escolha dos materiais é baseada no estilo e preferências dos clientes, aliado ao bom senso das arquitetas e da experiência com relação ao uso correto das rochas.

“Não adianta escolher apenas pela beleza, o ambiente tem que ser, acima de tudo, funcional, e ter a cara de quem vai usar. Os quartzitos são nossos queridinhos, pois além de serem bastante resistentes e pouco porosos (o que nos possibilita usá-los em ambientes como cozinhas e áreas gourmets), cada chapa tem sua beleza única, tornando todo projeto diferente e personalizado”, contam.

Para não ter erros durante o processo de especificação, as arquitetas apostam na boa conversa com os clientes e em visitas a marmorarias e showrooms especializados em rochas naturais. Elas também contam que optam pela variedade de texturas e acabamentos, que dão toques especiais aos projetos.

“Gostamos de levar o cliente para escolher a chapa junto conosco, pois dessa forma conseguimos combinar as cores, os veios e os acabamentos com o que pensamos para tal projeto. Adoramos quando o mesmo material fica completamente diferente quando usamos texturas variadas. Às vezes as pessoas custam a acreditar que é a mesma pedra. Os nossos preferidos são o acabamento polido, que normalmente é a escolha dos clientes, e o acabamento escovado, que tem um estilo mais rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado”, explicam Manuela e Tatiana.

Além de atenderem projetos para clientes de todo o Brasil, principalmente na região de Pernambuco, Caruaru, Aracaju, Natal e João Pessoa, as profissionais estão com um projeto em andamento na Suíça. Entre os destaques dos trabalhos já realizados, elas lembram do “Apartamento Adega”, onde aplicaram o quartzito Perla Santana na bancada da área gourmet, o quartzito Mont Blanc na mesa e o Travertino bruto na parede da TV.

“Escolhemos estas pedras por terem tons que combinam bastante entre si e que casariam perfeitamente com resto dos materiais escolhidos por nós, e também pela sensação de aconchego e sofisticação que a gente queria causar nas pessoas que usassem esses espaços”, ressaltam as arquitetas.

Outro projeto destacado pelas profissionais é o lavabo do “Apartamento Apipucos”, onde foi utilizado o ônix Fiord na bancada e na parede. “Nós escolhemos esse material por ser translúcido e pela ousadia das suas cores e dos seus veios marcados, que se acentuaram ainda mais com a iluminação da bancada. Amamos a diversidade da natureza e inserir elementos naturais nos projetos traz aconchego e personalidade”, pontuam Manuela e Tatiana.

Em uma frase:

O melhor projeto da carreira foi… Cada projeto é único e carrega uma história única, que o torna bastante especial.

Seu livro de cabeceira é… Atualmente: “Gestão de Alta Performance” e “Gatilhos Mentais”.

Nos seus projetos não pode faltar… A personalidade do cliente com o nosso toque especial e, obviamente, pedras ornamentais maravilhosas, presentes em 90% dos nossos projetos.

Uma rocha ornamental… Quartzito Mont Blanc

Um tipo de acabamento para rochas… Escovado

O que ou quem te inspira? A natureza nos inspira muito! Em suas formas, cores, belezas tão únicas… e elementos naturais sempre estão presentes nos nossos projetos.

Mimari Arquitetura
Manuela Gomes e Tatiana Machado
contato@mimariarquitetura.com
Telefone: +55 81 99765-8336
@mimari.arquitetura