Rochas exóticas dão origem a projetos modernos e personalizados

Pensado para atender hóspedes de uma casa ou convidados em um espaço comercial, o lavabo é constituído essencialmente por uma bancada com cuba e uma bacia sanitária. Mas, apesar de parecer um simples cômodo, o pequeno banheiro social pode ir muito além.

O espaço é um território neutro, onde profissionais de arquitetura e design de interiores podem ousar na criatividade e mergulhar em diferentes referências, transformando o ambiente em um belo cartão de visitas.

Mirando a personalização e a exclusividade destes espaços, as rochas naturais exóticas entram como elementos de destaque em bancadas, cubas esculpidas em diversos formatos e acabamentos, além de pisos paginados e painéis que evidenciam as cores e os desenhos das pedras.

Com o objetivo de inspirar você leitor, selecionamos seis lavabos marcados pela aplicação de rochas naturais exóticas brasileiras, que deram origem a projetos modernos e personalizados. Confira!

1. Brilho natural

No apartamento de luxo situado em São Paulo, o ônix de origem brasileira rouba a cena no lavabo social. Projetado pelo escritório do renomado arquiteto David Bastos, o espaço é elegante e sofisticado. Com o recurso da retroiluminação, os desenhos da rocha ganham destaque, evidenciando a beleza esculpida pela natureza.

2. Elegante e atemporal

O mármore dolomítico Noir, da Pemagran, foi o escolhido pela arquiteta Erika Queiroz para revestir a bancada e o piso de um elegante lavabo de uma casa em São Paulo. Apesar dos tons sóbrios de cinza e branco, a rocha natural aparece em destaque no projeto por conta de seus movimentos e veios característicos. O requinte do ambiente é complementado pelo papel de parede delicado e pelos metais pretos.

3. O verde dá o tom

No projeto assinado pela arquiteta Bianca Mattana, o lavabo da área gourmet de uma casa localizada em Porto Alegre (RS) ganhou a elegância do quartzito Vitoria Regia, da Brasigran. Segundo a profissional, a ideia foi combinar a rocha com os tons verdes do papel de parede em croco, em uma proposta mais descontraída. Para destacar a beleza dos movimentos da pedra natural, a arquiteta aplicou o quartzito como se fosse um bloco maciço, com uma bela cuba sobreposta.

4. Made in Ceará

Para um apartamento de veraneio localizado na cidade de Porto das Dunas (CE), a arquiteta Amanda Santiago escolheu a Azuli, uma rocha genuinamente cearense, comercializada pela Granos, para levar mais vida e personalidade ao lavabo. Marcada por expressões azuis e douradas, a rocha natural foi aplicada em uma bancada assimétrica, com um desenho diferenciado, mostrando-se imponente. O projeto, executado pela Idealize Marmoraria, reforça a ideia de que o lavabo é o espaço ideal para deixar a criatividade fluir.

5. Formas e movimentos

No lavabo projetado pela designer de interiores Lilian Garcia, a proposta foi criar um ambiente com personalidade, moderno e luxuoso, daqueles que causam impacto à primeira vista. Por isso, foi pensada uma bancada estruturada em diferentes volumetrias, deixando em destaque a cuba principal. A rocha exótica escolhida para dar o efeito que a profissional esperava foi o Blue Roma, da Vermont Mineração. Com tonalidade única e veios marcantes, a peça tornou-se o ponto alto do espaço.

Bancada em quartzito Blue Roma - Foto: Henrique Queiroga

6.Tropical urbano

A vibe natural guia o design do lavabo projetado pela arquiteta Mariana Moscardi, para o próprio apartamento, situado na zona norte de São Paulo. O lavatório em mármore dolomítico Branco Paraná foi desenhado exclusivamente para o espaço e executado pela marmoraria Multiformas. As paredes em seixos e os elementos do ambiente conversam em harmonia com o papel de parede de folhas e com os artigos de decoração que trazem à tona o clima tropical contemporâneo e urbano.